Taxas e custos operacionais para franqueados variam muito, dependendo do sistema de franquia.

Existem conceitos com os quais você pode começar por menos de 15.000 euros, e também há alguns em que o patrimônio de 100.000 euros não é suficiente – uma franquia sem patrimônio raramente é possível. Os aspirantes a franqueados devem considerar com antecedência quanto patrimônio possuem e que tipo de financiamento podem querer usar para a franquia. Para começar com uma franquia, geralmente há investimentos, uma taxa de entrada e uma taxa contínua.

Além disso, muitos franqueadores exigem que o futuro franqueado pague uma certa quantia do investimento total. Tudo o que vai além disso pode ser gerenciado pelos fundadores com financiamento de franquia . Para o franqueado, isso significa que uma grande soma de dinheiro deve ser levantada desde o início.

https://arcca.io/franquia-de-padaria-gourmet/
Isso, por sua vez, significa que uma empresa de franquia tem que obter lucro constantemente ou acumular reservas para emergências – caso contrário, as taxas de franquia contínuas, incorridas além dos custos operacionais contínuos, não podem ser gerenciadas.

A maioria dos franqueadores exige que o franqueado contribua com uma certa proporção do capital necessário por meio de capital próprio. Dessa forma, o futuro franqueado mostra comprometimento – e que tem liquidez suficiente e não depende apenas de financiamento. Em 2019, o índice de patrimônio era de 11 a 25% para 42% dos sistemas de franquia e até 26 a 50% para 24,5% dos fornecedores.